Se você é um empreendedor social ou quer se tornar um, então aqui estão 7 dicas de livros que vão lhe trazer muito conhecimento e vão te ajudar a impulsionar seus projetos.

1:

 

Um mundo sem pobreza: As empresas social e o futuro do capitalismo, Muhammad Yunus.

 

O pai do empreendedorismo social escreveu vários livros, mas talvez este seja o seu trabalho mais famoso e o que ajudou a alinhar os alicerces sociais. Se você quer entender esse ramo do empreendedorismo, você definitivamente deve ter esse trabalho em sua biblioteca.

 

 

 

2:

 

In the Company of the Poor: Conversations with Dr. Paul Farmer and Fr. Gustavo Gutierrez

Este livro reflete a interseção entre as vidas, os compromissos e as estratégias de duas figuras altamente respeitadas, o Dr. Paul Farmer e o Pe. Gustavo Gutierrez. O agricultor creditou a teologia da libertação como a inspiração para o seu esforço para fazer medicina de justiça social, enquanto Gutierrez reconheceu o trabalho de Farmer como um exemplo particularmente convincente da opção para os pobres e do impacto que a teologia pode ter fora da igreja. Desenha em seus respectivos escritos, principais endereços por ambos em Notre Dame, e uma transcrição de um diálogo entre eles.

 

 

3:

 

 

Uncharitable, Dan Pallotta

Dan Pallotta, é uma especialista em filantropia que identificou os pontos que limitam seu impacto e quem agora se dedica a encontrar soluções sustentáveis ​​para problemas sociais.

 

 

 

 

4:

 

 

Conscious Capitalism, John Mackey y Raj Sisodia

O capitalismo pode ser uma força para alcançar o bem? É o que John Mackey, fundador da Whole Foods, propõe, compartilha no livro exemplos de algumas empresas que são mais do que geradores de capital e que estão produzindo um impacto positivo no meio ambiente. Definitivamente, é uma boa maneira de entender o novo rosto de algumas empresas.

 

 

 

5:

 

Lean Startups for Social Change: The Revolutionary Path to Big Impact, Michael Gelobter

O modelo “Lean Startup” ajuda os empresários a criar organizações flexíveis capazes de se adaptarem às mudanças e melhor preparadas para sobreviver aos desafios enfrentados por qualquer nova empresa. O que você pensaria se eu lhe dissesse que os mesmos princípios podem ser aplicados às organizações que geram impacto social? Saiba como usar a metodologia “lean” para resolver grandes problemas sociais. Amazon, English: Lean Startups for Social Change.

 

 

6:

 

Getting Beyond Better: How Social Entrepreneurship Works

O livro começa com uma sondagem e útil teoria do empreendedorismo social, passando pela história para iluminar o que é, como funciona e a natureza do seu papel na sociedade moderna. Os autores então estabeleceram uma estrutura para entender como os empreendedores sociais bem-sucedidos realmente vão produzir.

 

 

 

 

7:

 

The Unfinished Social EntrepreneurJonathan Lewis

O empreendedor social inacabado de Jonathan Lewis fala sobre “a alegria de justiça social de coração, de coração e feliz coração”. Como Lewis diz, este livro não é um manual passo a passo sobre como “Fazer empreendedorismo social”. Na verdade, o livro é menos um guia prático que um espiritual. Lendo as meditações de Lewis sobre questões como preparação, paixão e justiça, qualquer empresário social se sentirá confortado pelo conhecimento de que tal pioneiro da indústria lidara com os mesmos problemas espinhosos que nos mantêm acordados à noite.

 

 

 

*Por Valentina Coley Medrano

Psicóloga Social, mestre e doutoranda em empreendedorismo social pela Universidade de São Paulo. Experiência de 7 anos em projetos sociais em países como Colômbia, Chile e Brasil. e-mail: valentina.coley@cubosocial.org

Tags: No tags

Leave a Comment